Global. A válvula solenoide é uma válvula eletrônica controlada. Seu principal componente é o “solenoide”, uma bobina elétrica que possui um núcleo ferromagnético móvel em seu centro chamado de êmbolo. Esse tipo de válvula é usado em circuitos líquido e de gás dentro das indústrias de todo o mundo.
Dependendo do seu modelo, a válvula solenoide pode ser utilizada para diferentes funções, como fechar, distribuir, dosar e até misturar o fluxo de líquido ou gás. A válvula de 2/2 vias pode ser colocada como “normalmente fechada”, ou seja, fechada em forma desenergizada, e “normalmente aberta”, aberta em forma desenergizada. A válvula de 3/2 vias possui três portas e duas posições, o que a permite alternar entre dois circuitos.
A válvula solenoide com operação direta possui um princípio de funcionamento mais simples, quando comparado com outros estilos de operação. Nesse tipo de válvula, o fluido corre por meio de um pequeno orifício que pode ser tampado por um êmbolo com uma ligação de borracha no local inferior. Em tudo isso há uma pequena mola que prende o êmbolo para baixo, fechando a válvula.
A válvula solenoide é aplicada em sistemas de tecnologia de ar comprimido, de aquecimento, de automação industrial, sistemas de aspersão para piscinas, nas máquinas de lavar, nos equipamentos odontológicos, sistemas de irrigação, entre outros.