O aço inoxidável AISI 316 usado para para-raios PSR é fabricado pela Acerinox Europe e fornecido pela Inoxcenter, garantindo a resistência mecânica diante de altas temperaturas e permitindo que esses dispositivos resistam a diversos impactos.
O para-raios evoluiu e, atualmente, os modelos de diferentes designs são fabricados mas todos eles possuem o mesmo princípio físico de trabalho, ionizam o ar a partir de um campo elétrico natural gerado em terra pela tempestade com a intenção de estimular e capturar os raios que poderiam cair na área que deve ser protegida.
A empresa de para-raios PSR é uma das líderes na fabricação e instalação desses equipamentos. Os modelos de PSR geram campos elétricos para fora, agindo como coletores, elevando a área protegida para descargas. Esses equipamentos funcionam de modo autônomo e o efeito de traço é alcançado confrontando com dentro da caixa, uma superfície em terra combinada com outro potencial flutuante, um efeito condensante. Um raio pode gerar uma potência instantânea de 1 GW.