Os contratos futuros do aço no mercado chinês atingiram uma mínima histórica na terça-feira, 3 de junho do corrente, recuando pela quarta sessão consecutiva. Esta mínima reflete a baixa demanda e uma grande oferta do setor de construção, na reabertura dos mercados após um feriado prolongado.
Apesar de uma pequena recuperação nos preços do minério de ferro no mercado à vista, os contratos futuros na bolsa de Dalian recuaram também pela quarta sessão ao nível mais baixo desde que foram lançados em outubro.
O vencimento mais ativo de vergalhão de aço na bolsa de Xangai, o contrato outubro, atingiu um valor de 3.040 yuans (aprox. 490 dólares americanos) por tonelada, registrando a cotação mais baixa do contrato mais negociado desde o lançamento do produto em março de 2009. Fechou com uma queda de 0,4%, a 3.057 yuans.
O minério de ferro com entrega em setembro na bolsa de Dalian registrou uma queda de 0,4% no dia 03 de junho, alcançando a mínima de 675 yuans por tonelada, recuperando um pouco e acabando por fechar a 685 yuans.
Os mercados chineses fecharam na segunda-feira, dia 02 de junho, devido a um feriado público.
Os preços à vista do minério de ferro caíram abaixo do nível de suporte de 100 dólares por tonelada em 19 de maio, devido à pressão exercida pela fraqueza no mercado do aço e de uma grande oferta.
Os contratos de longo prazo estão passando por cortes por siderúrgicas chinesas, que preferem cargas de minério à vista, mais baratas, pois consideram que os preços dificilmente vão se recuperar.
Segundo dados do Steel Index, o minério com entrega imediata na China aumentou 0,40 dólares no dia 03 de junho, chegando a 92,50 dólares por tonelada, valor muito perto da mínima de 91,80 dólares registrada na sexta-feira anterior, o patamar mais baixo desde setembro de 2012.