Brasil. Sempre surgem dúvidas quanto ao tipo de materiais metálicos mais apropriados para utilização na indústria. Isto acontece com dois materiais que se assemelham muito esteticamente: o aço inoxidável e o aço cromado. Se analisarmos o processo de fabricação de cada um deles, veremos que não são tão similares assim.
O primeiro deles, o aço inoxidável é composto por uma liga de ferro e cromo e outros compostos em menor porcentagem, como o molibdênio, níquel, entre outros. É um material reciclável, que apresenta altíssima durabilidade e de fácil higienização. No entanto, seus custos de produção são um pouco elevados em comparação a outros materiais por se tratar de uma liga com dois ou mais componentes.
Por sua vez, o aço cromado possui uma produção menos custosa e mais simples, porém, não é um material apto para reciclagem. Ele apresenta um brilho mais intenso do que o da superfície do aço inox, mas necessita de outros produtos para mantê-lo assim. Possui grandes desvantagens em relação à exposição a água e outros materiais corrosivos e é sensível ao processo de oxidação.
De forma geral, o que definirá a escolha do material é a aplicação desejada, pois ambos possuem características positivas para a indústria. Sendo assim, caso o que se pretenda seja um material que possa ser higienizado com frequência e que não necessite de produtos de limpeza específicos, por exemplo, o aço inox é preferível. Por outro lado, se o foco da aplicação é estético, o aço cromado oferece mais brilho e refinamento.