Brasil. Parte da cultura brasileira e com origem datada do tempo colonial, a cachaça se tornou referência quando nos referimos a bebidas alcoólicas. A produção de bebidas sempre esteve ligada ao uso de equipamentos simples e materiais como a madeira.
Atualmente, o processo de produção de bebidas alcoólicas, como a cachaça é extremamente controlado. Como se trata de um segmento industrial que lida com produtos a serem consumidos por pessoas, os equipamentos devem ser higiênicos e evitar possíveis contaminações.
Com este propósito, em casos como o da cachaça, o aço inox passou a ser o material preterido na sua produção, desde as fases iniciais de extração do sumo da cana de açúcar até as fases finais de envelhecimento e engarrafamento. O aço inoxidável pode ser utilizado para a confecção de tanques de armazenamento, utilizados antes e depois do processo de fermentação e também durante deste último.
Devido a sua versatilidade e propriedades, o aço inox pode ser amplamente utilizado, pois é um material de fácil higienização, flexível e não altera o sabor ou mesmo o odor das bebidas. Sendo assim, é ideal para manter as propriedades da cachaça e de outras bebidas que não só possuem um processamento complexo, mas nos quais a técnica do envelhecimento é uma grande especificidade na construção do sabor e textura.