Brasil. O aço inoxidável austenítico é a classe mais conhecida e utilizada para aplicações industriais. Dentre seus tipos, merecem destaque o 316, que oferece maior resistência à corrosão sob tensão, resistindo melhor às corrosões localizadas, e o 304, ideal para processos de conformação e de soldagem. Ambos contêm 2% de molibdênio em sua composição.
A família austenítica é bastante utilizada em diversos setores. Na indústria de alimentos, o aço inoxidável pode ser aplicado em tanques e recipientes, em tubulações e em equipamentos que entram em contato direto com os alimentos. Nesses equipamentos, é necessário haver frequente limpeza, sempre de acordo com o processo exigido e as condições do local. Os aços inoxidáveis 304 e 316 podem ser utilizados também na fabricação de componentes para máquinas que exijam os processos mais higienizados na produção de alimentos.
Outra área que faz uso da família austenítica é a de arquitetura e exteriores. Os aços 304 e 316 podem ser aplicados em revestimentos de fachadas, de tetos de prédios e de elevadores, entre outros. O arquiteto, ao selecionar o tipo de aço inoxidável, deve considerar fatores naturais externos, como a umidade e a temperatura, podendo assim classificar o tipo de localização da construção e as mudanças ambientais que possam ocorrer durante o tempo de vida útil do projeto.
Além disso, o aço inoxidável 304 é amplamente usado na fabricação de produtos domésticos e de equipamentos, como panelas, talheres e eletrodomésticos diversos, por ter maior facilidade de conformação e maior resistência a rupturas.