Brasil. Devido a propriedades como resistência à corrosão, resistência mecânica e facilidade de conformação, o aço inoxidável é utilizado tanto nas grandes indústrias como em cervejarias artesanais, nas várias fases da linha de produção. O inox não reage com compostos liberados pelos ingredientes que fazem parte da bebida, o que contribui para manter inalterado o seu sabor.
Sua primeira aplicação é no moinho de malte, onde são extraídos e convertidos os componentes do malte de cevada, do milho ou outro cereal. Quando comparado com outros aços, o inox nos moinhos de cereais garante melhor qualidade desse processo, devido às suas propriedades mecânicas.
Nos filtros de clarificação, o líquido é bombeado através de um meio filtrante. Por causa do contato direto com o produto, a resistência à corrosão do aço inox é um fator importante nesse equipamento. Já nos tanques de fermentação, o aço inoxidável confere os benefícios das propriedades de resistência à corrosão, com durabilidade, máxima proteção do sabor, economia e estética.
Nos resfriadores, a aplicação do aço inoxidável austenítico é importante devido às propriedades de resistência às temperaturas abaixo de zero, garantindo ainda resistência estrutural com reduções de espessura em relação aos aços comuns.
E finalmente, nas choperias, os acabamentos brilhante e polido do inox passam uma imagem de modernidade e facilidade de limpeza, devido à baixa rugosidade superficial.
Para todas as etapas, é indicado o aço inoxidável 304, com acabamento polido e brilhante.