Brasil. Decidir que material é ideal para seu projeto vai além da simples aparência, pois, quando nos referimos a componentes industriais, questões como manutenção, desgaste e segurança estão em primeiro plano.
Para estas aplicações, tanto o aço inoxidável quanto o aço-carbono são materiais muito utilizados. No entanto, devemos compreender suas diferenças e verificar onde podem ser empregados com maior segurança.
A principal diferença entre o aço inoxidável e o aço-carbono está relacionada à composição química. Ambos não são metais puros, mas sim ligas metálicas que contêm outros elementos em sua composição.
O aço inoxidável é composto de um teor mínimo de 10,5% de cromo, podendo receber outros componentes como o níquel, sendo que o aço-carbono deve conter entre 0,0008% a 2,11% de carbono em sua composição. A porcentagem dos componentes adicionais depende da aplicação do material.
Outro aspecto a ter em conta é o fato d o aço inoxidável ser um material resistente à oxidação, o que não ocorre com o aço-carbono. Isso se deve à presença do cromo na composição. Por outro lado, o aço-carbono é mais maleável e apresenta melhor distribuição de calor.
Além destes pontos, outra diferença crucial está na possibilidade de reciclagem atribuída ao aço inoxidável, podendo ser reaproveitado de diversas formas.