Aços inoxidáveis austeníticos e ferríticos

Global. Os aços inoxidáveis estão disponíveis em várias classes que oferecem uma grande variedade de usos. As cinco principais categorias de aços inoxidáveis, designadas pelas características metalúrgicas e fases dentro da sua microestrutura, são: austenítico, ferrítico, martensítico, dúplex e por precipitação endurecida. Cada um destes aços é constituído de ferro e ligado com pelo menos 10,5% de cromo. O tipo e a distribuição de outros elementos de liga oferecem a cada classe propriedades exclusivas. Nesse artigo, trataremos das categorias austenítico e ferrítico.

Os aços inoxidáveis austeníticos são a família mais comum de aços inoxidáveis em uso. Na série 300, o aço inox conta 16 a 22% de cromo e 8 a 14% de níquel. Embora o níquel adicione ductilidade ao material, é propenso a maiores flutuações de preço. A série 200, desenvolvida justamente para contornar o alto preço do níquel, substitui o níquel por manganês e nitrogênio.
A classe austenítica mais utilizada é a SS304, composta de 18% de cromo e 8% de níquel. Já a classe SS316 é similar em teor de cromo e níquel, mas também possui cerca de 2% de molibdênio para resistência extra à corrosão.

Cerca de 20% de todas as classes de aço inoxidável possuem uma microestrutura ferrítica, sendo a SS430 a mais utilizada. A classe SS409 possui menos cromo e, consequentemente, reduzida resistência à corrosão. A SS439 possui maior resistência à corrosão e estabilidade melhorada a altas temperaturas. Dependendo da liga escolhida, as propriedades e o desempenho do aço inox ferrítico podem ser comparáveis aos da classe SS304. Como as classes ferríticas não possuem níquel, elas geralmente são mais baratas do que as classes da série 300.

Nem os aços austeníticos nem ferríticos podem receber tratamento térmico. Em aplicações de temperatura elevada, como sistemas de exaustão, as classes ferríticas proporcionam melhor estabilidade e resistência à fadiga térmica. Elas apresentam menor expansão térmica e maior condutividade térmica do que as classes austeníticas. Os aços inoxidáveis ferríticos tornam-se quebradiços à medida que a temperatura diminui. Os aços inoxidáveis austeníticos não correm o risco de ficar quebradiços a baixas temperaturas.
Previous articleOrbinox PNEUTON actuator for complex applications
Next articleRotork CK modular actuators provide reliable and econom