O gasoduto de distribuição da Gasmig, que irá abastecer a fábrica de fertilizantes da Petrobras em Uberaba, inicialmente previsto para partir de Betim até Uberaba, deverá sofrer mais uma modificação/ampliação.
A Cemig e a Prefeitura de Uberlândia encontram-se em negociações para tratar da extensão do traçado até ao município do Triângulo Mineiro, um aumento no duto superior a 100 km.
Esta alteração pretende responder à demanda do município de Queluzito, a mais de 100 km de Betim, e causou o adiamento da licitação do projeto técnico do gasoduto para o próximo dia 3 de abril. Caso a cidade de Uberlândia de fato entre no traçado, no entanto, a concorrência poderá ser mais uma vez adiada.
A prestação dos serviços de estudos aerofotogramétricos para fins topográficos e cadastrais, o projeto de pré-detalhamento (FEED), estudos ambientais e o levantamento cadastral e jurídico do gasoduto estão incluídos no contrato cujo prazo para prestação do serviço é de 10 meses e o valor máximo de R$ 24,2 milhões.
Prevê-se que o gasoduto, que deverá custar US$ 900 milhões, tenha uma capacidade inicial de transporte de 3 milhões m³/dia de gás natural e mais de 550 km de comprimento.