Geral. As válvulas solenoides são equipamentos comumente utilizados pela indústria em diversas aplicações. Sua função primordial é de, junto ao atuador, controlar o fluxo dos fluidos que por elas passam.
Este tipo de válvulas também pode ser utilizado, e também é recomendado, em casos nos quais seja necessário suportar altas pressões e a ocorrência de vapor. As válvulas solenoides possuem sistemas usualmente controlados por um eletroímã, possibilitando e guiando a movimentação da parte mecânica da válvula.
De forma similar, as válvulas solenoides projetadas para ambientes de alta pressão e com grande presença de vapor são construídas para auxiliar a produção têxtil, farmacêutica, construção civil, incluindo até mesmo o segmento de impressão.
Estas válvulas possuem como características gerais um design com o acoplamento de duas válvulas, fabricada em aço inoxidável, além de contar com materiais especiais para vedação e isolamento. Apresentam ainda ótima resistência à condensação, dado que este problema pode alterar o funcionamento do equipamento em questão.
Além destas características, as válvulas solenoides podem contar ainda com outras configurações, como um sistema de vedação rígida. Isso se deve à intenção de melhorar a temperatura de serviço e a vida útil dos equipamentos. Estes modelos de baixa temperatura de selagem dura podem ser utilizados para sistemas de exaustão, entre outras aplicações.