A ArcelorMittal, empresa luxemburguesa fundada em 2006 e com uma forte presença no Brasil, prevê aumentos no lucro de 2014 devido à alta das vendas de aço e minério de ferro e a uma recuperação da Europa após dois anos de queda.
A companhia, maior produtora siderúrgica do mundo com cerca de 6 e 7% de todo o aço mundial, informou que espera um crescimento do consumo global de aço entre 3,5 e 4% para 2014, comparado com 3,5% no ano passado.
Apesar da previsão de desaceleração do crescimento do consumo no Brasil e na China, a companhia ainda prevê uma ligeira melhoria de 1,5 a 2,5% na União Europeia, após a queda observada em anos anteriores.
O CEO da companhia, Lakshmi Mittal, realizou um comunicado com otimismo prudente para o ano de 2014.
A ArcelorMittal, divulgou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) do quarto trimestre de 1,91 bilhão de dólares, ultrapassando assim significativamente a sua rival mais próxima, além de superar a expectativa média de 1,80 bilhão dos analistas da Reuters.
A companhia prevê o aumento deste número para 8 bilhões de dólares em 2014, o que condiz com a estimativa média obtida pela Thomson Reuters I/B/E/S de 8,1 bilhões de dólares.
Esta estimativa parte do aumento de 3% em vendas de aço e do crescimento de 15% nas vendas de minério de ferro, preços médios de minérios que combinam com um crescimento moderado nas margens com aço.