Atuação de válvulas de controle

As válvulas de controle em sistemas de hidráulicos de ar condicionado podem servir para economizar; com o aumento dos projetos LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, Liderança em Energia e Design Ambiental) que prestam especial atenção ao consumo da energia num prédio, mas começam a aparecer alguns projetos que não obtêm os resultados calculados.
É importante ter um bom conhecimento dos componentes existentes em cada modelo de projeto para saber qual vai ser o impacto real; um sistema que pode ser usado nestes casos são as válvulas de controle. Atuam diretamente sobre o funcionamento correto da instalação de esfriamento e a bomba de distribuição.
Para cada modelo de prédio corresponde a instalação de um tipo específico de válvula, como também com o uso de vários tipos de válvulas pode-se obter ótimos resultados de redução de consumo.
A localização do sistema de válvulas de controle em relação à cabeça de bomba é importante para obter um melhor desempenho. Dependendo de onde estão localizadas as cabeças de bombas vão evitar que haja flutuações na pressão das válvulas.
As válvulas que não controlam pressão fornecem um fluxo constante sem que haja mudanças nas pressões do sistema, os cálculos e o desempenho do sistema não são afetados pelas variações da pressão. Mas se forem instaladas válvulas que dependem da pressão, não haverá um bom controle.
As válvulas projetadas para controlar pressão atuam de acordo com um fluxo específico, se fechando ou abrindo, com um controle na bomba e mantendo uma pressão diferencial. É importante que não haja um comportamento instável nas válvulas para que não tenham um controle defeituoso.
Caso sejam instaladas válvulas independentes de pressão, vai se obter um resultado real no prédio, mas se são usadas válvulas de balanceamento com válvulas dependentes de pressão, o plano deve ser regulado para obter um bom controle.
Previous articleGenebre en Climatización 2013
Next articleLearning Opp. for Pneumatic Process Equipment