Atuador de válvula submarino Bosch Rexroth

Global, Brasil. Lançado há menos de um ano, o atuador de válvula submarino (SVA) da Bosch Rexroth traz um conceito totalmente novo para atuadores subaquáticos, oferecendo níveis de segurança SIL3 e até 75% menos consumo de energia.
O SVA foi desenvolvido para ajudar a enfrentar alguns dos desafios associados a atuadores eletromecânicos ou eletro-hidráulicos usados no fundo do mar, em sistemas de exploração e produção de petróleo e gás.
Até hoje, os atuadores subaquáticos exigiam grandes unidades hidráulicas centrais acima da água. Projetadas para fornecer fluido aos atuadores, as linhas de fluido podiam ter quilômetros de extensão. Além de maior complexidade e despesas, as longas linhas e acopladores estavam sujeitos a possíveis vazamentos no mar. Outras desvantagens estavam relacionadas com a segurança, pois esses atuadores eletromecânicos não permitiam a intervenção mecânica de fora para ajustes.
O SVA oferece uma alternativa segura e com eficiência energética aos atuadores usados até então na produção offshore de petróleo e gás. Os SVA são conjuntos autônomos com circuito de fluido próprio e acionamento por bomba de velocidade variável. Os SVA exigem apenas uma fonte de alimentação e uma linha de dados. Um sistema de controle de deslocamento ajusta o fluxo praticamente sem perdas com base na velocidade. Isso simplifica o design e aumenta significativamente a eficiência energética.
Compatível com a tecnologia da Indústria 4.0, o sistema de sensor embutido registra continuamente os estados operacionais no atuador — incluindo posição, temperatura e pressão — e encaminha os dados para o sistema de controle. Esse sistema de controle é capaz de avaliar tendências e pode detectar e corrigir desvios do estado operacional normal desde o início — reduzindo a probabilidade de tempo de inatividade e permitindo que a manutenção preventiva seja agendada quando necessário.
Em maio de 2019, o SVA foi um dos cinco finalistas do Prêmio Woelfel de Melhor Realização de Engenharia Mecânica de 2019. O prêmio foi entregue na Conferência de Tecnologia Offshore em maio de 2019 pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME).
A Bosch Rexroth está presente em 80 países do mundo com mais de 26.000 colaboradores, oferecendo produtos em tecnologia mecânica, hidráulica industrial, acionamentos elétricos e controles, tecnologias de acionamento linear e de montagem, pneumática, serviços de automação e hidráulica móvel e assistência técnica. Em 2018, a Bosch Rexroth comemorou 54 anos no Brasil.
Previous articleTrelleborg awarded fast track contract by MODEC
Next articleNew valve train model promises increased fuel economy