Alemanha: A AUMA fabrica atuadores para centrais nucleares (NPPs) desde a década de 1970. Nesse ano, a empresa lançou uma nova geração de atuadores elétricos SAI e SAN, que receberam a qualificação necessária para o serviço nuclear. Os atuadores SAI 07.2 – 16.2 e SAI 25.1 – 35.1 (“contenção interna”) foram aprovados na IEEE 382: 2006 para uso dentro do edifício do reator. As séries SAN 07.2 – 16.2 e SAN 25.1 – 35.1 (“contenção externa”) foram qualificadas para serviços ligeiramente menos exigentes em sistemas secundários de água, vapor e ventilação.
Os novos atuadores oferecem desempenho ao combinar pressões de vapor mais altas, tubulações maiores, torques de válvula mais altos, e tempos de funcionamento mais curtos. A nova linha se enquadra no mais recente projeto SA da AUMA, modificado para o exigente ambiente de uma usina nuclear. Os plásticos utilizados para interruptores, cabos, conectores e elementos de vedação, por exemplo, devem suportar altas temperaturas e doses de radiação. Além disso, os atuadores utilizam lubrificantes de desempenho extremo para as engrenagens e enrolamentos especiais para os motores e contam com ferro fundido dúctil (SG) no lugar de ferro fundido cinzento e alumínio em sua carcaça.
O processo de qualificação para atuadores de NPP é rigoroso, uma vez que devem ser projetados para operar dentro ou fora do recipiente de contenção. Nesse sentido, as amostras de teste dos novos atuadores SAI AUMA passaram por envelhecimento térmico para simular uma vida útil da planta de 60 anos. Depois, foram submetidos a condições normais de serviço, tais como ciclos de carga, mudanças nas temperaturas e pressões ambientais, radiação e vibração. Este procedimento demorou vários meses. Finalmente, os atuadores enfrentaram simulações de terremoto e de acidente de perda de refrigerante (LOCA), após os quais tiveram que permanecer operacionais a uma temperatura de 220 °C e uma pressão ambiente de 6 bar.
A AUMA é uma empresa alemã que desenvolve e constrói atuadores elétricos e atuadores de válvulas. Possui representações em mais de 30 localizações por todo o mundo, incluindo o Brasil.