Binário dos atuadores

Binário é um termo que define até que ponto uma força executa a rotação de um objeto ao redor do próprio eixo, ou de um determinado ponto. O binário de um atuador é a expressão numérica da quantidade de binário que um atuador é capaz de gerar.
A falta de conhecimentos sobre binário pode levar a uma seleção incorreta do atuador para um pacote de automação.
Um bom exemplo disto seria um carro de corrida de elevado desempenho com tendência para elevar ou torcer em um dos lados ao acelerar o motor. Basicamente, quanto maior o binário gerado por um equipamento, maior a potência exercida sobre uma gama mais alargada de cargas operativas.
O binário é muito relevante para as especificações de classificação de qualquer atuador. A classificação de binário do equipamento determina quais são os tipos de aplicações em que o atuador correspondente pode ser utilizado.
Um binário baixo significa que o atuador será capaz de manter a sua força produzida em uma gama de cargas reduzida. Caso se ultrapasse esta gama de cargas, o atuador não será capaz de continuar a exercer movimento de forma eficaz, pois ficará sobrecarregado.
Por outro lado, um atuador com binário elevado será capaz de trabalhar eficientemente com uma maior gama de variações de carga.

Previous articleValGrine ‘Coup de Coeur of the Economy 2013’
Next articleOrifice slide gate for handling fine dust