Bioprodutos recebem aço inox sueco

Uma usina de próxima geração de bioprodutos avaliada em 1,2 bilhões de euros está em construção no centro da Finlândia. Embora ainda incompleta, a central de bioprodutos já provou ser uma maravilha arquitetônica durante as fases de construção e instalação. Este é o maior investimento da indústria florestal da Finlândia.

A madeira é um modo de vida na cidade de Äänekoski na Finlândia central e uma nova fábrica de fibras Metsä, parte do grupo Metsä, vai fortalecer a já sólida história da silvicultura local. Também trará valor acrescentado para a Finlândia, já que as exportações deverão aumentar em meio bilhão graças ao acréscimo de produção.

Os reatores e tanques de armazenamento que usam aço inox Outokumpu são vitais para as operações da fábrica de celulose.

Com uma capacidade de produção anual de 1,3 milhão de toneladas de celulose, a fábrica abastecer-se-á principalmente de matérias-primas nacionais, produzindo uma gama de bioprodutos para uso na Europa e na Ásia. Produtos como terebintina, produtos de lignina e madeira combustível são exemplo de produtos oriundos dos processos industriais, tal como a bioeletricidade, já que a fábrica irá produzir muito mais eletricidade do que irá utilizar.

A Outokumpu produziu até agora cerca de 140 toneladas de LDX 2101 (EN 1.4162) e chapas de aço inoxidável Forta DX 2205 (1.4462 EN) para este projeto finlandês nas instalações da Outokumpu em Degerfors, Suécia. O aço inoxidável duplex foi escolhido devido à sua resistência à corrosão por cloreto e foi usado em dois reatores de oxigênio, um tanque de sopro de oxigênio e um reator EOP para um tanque de armazenamento de bebidas alcoólicas projetado para resistir a temperaturas de até 165 °C.

Estes reatores e tanques são estruturas maciças (caldeira de recuperação, por exemplo, vai chegar a uma altura de 80 metros) que representam desafios únicos durante o processo de fabricação e instalação.

A Outokumpu, cuja filial no Brasil é a Outokumpu Brasil Comércio de Metais sedeada em São Paulo, tem uma oferta abrangente de aço inoxidável, incluindo aços longos, bobinas, rede, etc. A companhia possui instalações de produção no Reino Unido e noutros locais estrategicamente posicionados para garantir grande disponibilidade e prazos curtos. O Grupo Outokumpu é um produtor de aço inoxidável duradouro, flexível e reciclável. A empresa tem sede em Espoo, na Finlândia, possui mais de 12.000 e opera em mais de 30 países.

Previous articleCurtiss-Wright’s new VPT351 valve-position sensor
Next articleNew lightweight EFDA duplex filter series