Brasil. Um dos grandes problemas relativos à durabilidade de equipamentos e máquinas concerne à corrosão e deterioração dos materiais. A qualidade do material utilizado pode contribuir para a durabilidade e maior facilidade nos processos de cuidado e manutenção dos mesmos.
Materiais metálicos sofrem deterioração devido ao contato com oxigênio e água. A chamada corrosão do aço pode fazer com que o aço perca suas propriedades originais, como flexibilidade e força.
Existem no mercado variedades de aço não corrosíveis, isto é, protegidos desse problema comum que é a corrosão. No entanto, observa-se que muitos ainda utilizam esses tipos de aço corrosíveis devido ao seu baixo custo. Por outro lado, requerem um cuidado redobrado a fim de garantir sua resistência.
A fim de evitar a corrosão, é possível garantir a integridade do aço através da aplicação de camadas protetoras, como de níquel, vanádio, nióbio ou mesmo vermiculita, gesso e amianto que auxiliam na proteção contra o fogo. Contudo a regra básica a ser seguida é evitar o contato com substâncias corrosivas, pois assim, o material será mantido de forma adequada.