Alemanha, Portugal. A Almatec acaba de lançar uma bomba de diafragma acionada por ar em aço inoxidável para transferência de solventes puros na indústria de semicondutores. Trata-se da série Futur S e SH de bombas, disponíveis em aço inoxidável 316 com um alto acabamento superficial.
As bombas de diafragma duplo da série Futur S e SH trazem o “padrão de fluxo direto”, com apenas uma parte da caixa em contato com o líquido (a carcaça central), o que reduz o número de curvas de fluxo, minimiza a área de superfície, elimina peças deslizantes nas câmaras do produto e possibilita a eliminação de juntas. O sistema de controle de ar e as câmaras de ar estão localizadas nas caixas laterais.
As bombas estão disponíveis em dois tamanhos: 20 e 50 lpm (5,3 e 13 gpm). Todas possuem diafragmas e corpos de válvulas em PTFE sólido sem elastômero interno ou peças metálicas, que aumentam o risco de contaminação. As vedações em contato com o líquido também estão disponíveis em PTFE sólido. As caixas laterais sem contato com o líquido da série S são construídas com material condutor PE e podem ser usadas em temperaturas até 80 °C. Já as caixas laterais da série SH são construídas em aço inoxidável 316 para temperaturas até 130 °C.
Desde 1984, a empresa alemã Almatec Maschinenbau GmbH fabrica bombas de diafragma de ar duplo.