Bombas e válvulas

Brasil. As bombas e válvulas são utilizadas em diversos ramos da indústria, em aplicações com líquidos de variadas viscosidades. As bombas são geralmente utilizadas para a transferência de líquidos em ambientes industriais e municipais ou cenários emergenciais; já as válvulas são aplicadas para o controle de fluxo, nível e pressão. Abaixo, apresentaremos alguns tipos de dispositivos.

As bombas centrífugas destinam-se ao transporte/transferência de fluidos através da sucção e são utilizadas para aplicações gerais. As bombas autoescorvantes podem atuar a seco por tempo indeterminado, sendo ideais para transferência de produtos como efluentes, lama, água oleosa e resíduos em tanques. Alguns modelos possuem vazão de até 1100 m³/h e admitem sólidos de até 120 mm de diâmetro.

Existem também as bombas parafuso, construídas com um eixo central soldado a uma chapa em formato helicoidal. São aplicadas no tratamento de esgoto, onde grandes volumes são elevados ou recirculados. Já as bombas submersíveis são aquelas projetadas para operar em grandes profundidades, com altas vazões e baixas pressões ou com baixas vazões e altas pressões. São aplicadas na transferência de água oleosa, água limpa, líquidos viscosos contaminados com sólidos, águas residuais e lodo.

Um tipo de válvula comum é a válvula esfera. Este tipo de válvula é indicado para controle e bloqueio de fluidos com ou sem sólidos em suspenção. Sua construção e acionamento permitem que, conforme ocorra sua abertura, o obturador se desloque para fora da zona de fluxo, permitindo assim, a livre passagem dos fluidos. As válvulas borboleta biexcêntricas também são utilizadas para controle e bloqueio de fluidos de diversas viscosidades. Seu disco e vedação apresentam mínimo contato, o que proporciona menor desgaste e maior durabilidade ao equipamento.
 
As válvulas de retenção previnem a reversão do fluxo e consequentemente, golpe de aríete. São oferecidas em diversos diâmetros e o acionamento é realizado automaticamente através da vazão do próprio fluido. As válvulas de controle de fluxo anular são operadas via atuador elétrico, permitindo controle de forma remota. Existem ainda as válvulas redutoras de pressão (VRP), para controle preciso do fluxo. Estas válvulas diferenciam-se das válvulas de controle de fluxo anular por serem operadas manualmente.
Previous articleOrbinox PNEUTON actuator for complex applications
Next articleRotork CK modular actuators provide reliable and econom