O centro de engenharia e a unidade de produção da BorgWarner na cidade de Itatiba, no Brasil, recebeu recentemente a certificação de Liderança em energia e design ambiental (LEED). O título é inédito para um fornecedor automotivo no país. Desenvolvido pelo Conselho Americano de Construções Ecologicamente Corretas, a certificação LEED afirma estratégias e práticas sustentáveis de construção. Inaugurado em 2013, o campus brasileiro ecologicamente correto da BorgWarner foi desenvolvido e construído especificamente para atender aos exigentes requisitos da certificação LEED. O centro é uma das várias instalações da BorgWarner em todo o mundo a alcançar tal certificação.
“Para nós, a sustentabilidade começa com uma idéia sobre como usar nossos recursos de forma inteligente, incluindo nossa rede global de plantas e campus, e continua com nossas tecnologias avançadas desenvolvidas especificamente para melhorar a economia de combustível, emissões e desempenho”, conta James R. Verrier, presidente e CEO da BorgWarner. Em sua instalação em Itatiba, a BorgWarner faz amplo uso de iluminação natural para ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica em até 97%. Além disso, um sistema de condicionamento de ar altamente eficiente, a reutilização inteligente de água e água da chuva e estacionamentos específicos para veículos de baixa emissão contribuem para a sustentabilidade ambiental de todo o campus.
Além do campus da BorgWarner no Brasil, a empresa construiu diversas instalações ecologicamente corretas em todo o mundo, incluindo unidades na Polônia, China e Índia.

