A produção de aço no Brasil deverá retomar a tendência de crescimento em 2014.
Efetivamente, apesar da queda de 0,6% a que se assistiu no período de janeiro a setembro deste ano, de acordo com o Instituto Aço Brasil (IABr), o país produzirá mais aço em 2014 devido a fatores estimulantes como as eleições, programas de utilização de conteúdo nacional e renovação de frota de veículos.
Segundo Marco Polo de Mello Lopes, depois de um ano negativo no que toca à produção de aço, veremos um aumento da produção, sendo que a solução para as siderúrgicas está no mercado interno e, como tal, o país precisa se proteger da importação predatória.
A ociosidade atual da indústria siderúrgica do mundo chega a 600 milhões de toneladas. De acordo com dados do IABr, a utilização da capacidade no Brasil está em 70%.
No início do segundo semestre, o Instituto reduziu sua expectativa de crescimento na produção de aço bruto para este ano de uma subida de 5,8% para a quase estabilidade em relação a 2012, em aproximadamente 34,5 milhões de toneladas.
O Instituto Aço Brasil foi fundado em 31 de maio de 1963 e tem como missão reunir e representar as empresas brasileiras produtoras de aço, defendendo seus interesses e promovendo seu desenvolvimento.