Brasil. Os instrumentos e os dispositivos em uma planta industrial ou fábrica têm por objetivo controlar, monitorar, e supervisionar seus processos industriais e para manter a qualidade e a segurança. Por essa razão, é fundamental realizar regularmente serviços de calibração e manutenção das válvulas industriais.
As válvulas utilizadas em fábricas dividem-se em válvulas de bloqueio, destinadas primordialmente a estabelecer ou interromper o fluxo, as válvulas de regulagem, projetadas especificamente para controlar o fluxo, podendo por isso trabalhar em qualquer posição de fechamento, válvulas que controlam a pressão de montante e válvulas que controlam a pressão a jusante.
A manutenção e calibração desses equipamentos podem ser executadas tanto nas instalações do cliente como em um laboratório externo, conforme a NBR ISO/IEC 17025. Para as válvulas de segurança, existe uma norma regulamentadora (NR-13) para determinar os serviços obrigatórios a serem executados.
Essas válvulas de segurança encontram-se instaladas em vasos de pressão, tubulações e qualquer equipamento que deve possuir uma proteção contra sobre pressão, como caldeiras, autoclaves, reatores e compressores.