De acordo com declarações de Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, feitas num debate no Encontro Nacional da Indústria, o aço mais caro do mundo é o brasileiro por culpa da carga tributária.
No debate promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e focado em problemas de competitividade, a empresa reforçou a sua opinião que a alta carga tributária é um dos grandes problemas da indústria do aço brasileira e que o maior problema da atualidade é a agenda de crescimento do país. A Gerdau defende ainda que a estagnação do Brasil é insustentável igualmente para as indústrias e para as políticas do governo.
A Gerdau disse também que o dólar é um problema central na falta de competitividade da indústria brasileira e afirmou ainda que a maior simplificação tributária é trabalhar com sistema de débito e crédito automático, tal como no resto do mundo.
A Gerdau S.A. é uma empresa de siderurgia brasileira administrada sob a forma jurídica de sociedade anônima fundada em 1901, com sedes em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil.