Um professor e diretor do departamento de arquitetura na escola de arquitetura ESARQ na Catalunha e diretor da cadeira cerâmica da mesma universidade, perguntou-se se seria possível obter as singulares abóbadas em forma de sino revestidas de tijolos à vista do “Vapor Aymerich, Amat eu Jover” (atual Museu da Ciência e Tecnologia da Catalunha) projetado por Luis Moncunill i Parellada, arquiteto de 1908, usando a atual evolução técnica na construção.
O primeiro desafio tecnológico era conseguir a afinidade entre a malha de aço inoxidável e o tijolo cerâmico, dois materiais diferentes que não tinham sido reunidos até agora. Depois de um longo estudo e vários projetos de pesquisa nasceu Flexbrick, a combinação de aço inoxidável e tijolos cerâmicos, um sistema inovador de folhas de cerâmica flexíveis. O sistema permite infinitas possibilidades de revestimento, estruturas, pavimentos e fachadas, uma solução verdadeiramente versátil, que serve variadas finalidades, para qualquer aplicação de construção.
Flexbrik é mais do que mero design. Aumenta a durabilidade e a segurança das fachadas, usando uma malha especialmente adaptada por Tejidos Metálicos Estruch com arame de aço inoxidável AISI 316 fabricado por Inoxfil, Acerinox S.A.
O uso é bastante simples: a instalação de uma fachada de cerâmica requer apenas calhas de aço inoxidável para ser anexadas ao painel de cerâmica e neutralizar o efeito do vento. Todos os elementos metálicos são fabricados em aço inoxidável para evitar quaisquer danos por corrosão galvânica.