Global, Brasil. As válvulas higiênicas da subsidiária RotaVal da Gericke USA obtiveram a certificação USDA (Departamento da Agricultura dos EUA) para uso em processamento de laticínios. Emitida pelo Setor de Classificação de Laticínios do USDA, a certificação documenta as válvulas rotativas da série HDMF da empresa em conformidade com as diretrizes do USDA para projetos sanitários e fabricação de equipamentos para processamento de laticínios.
As válvulas da série HDMF apresentam construção em aço inoxidável com componentes internos e externos polidos em um design inovador que evita a formação de pontos mortos ou zonas mortas que poderiam acumular produtos, abrigar bactérias e promover a contaminação.
Com seis modelos em uma ampla variedade de configurações, as válvulas da série HDMF de grau alimentício contam com um sistema de trilhos deslizantes com tampas de extremidade duplas e removíveis que permite o acesso total ao interior para limpeza completa sem remoção da linha de processamento. As válvulas são oferecidas com revestimentos diversos, como Hastelloy, PTFE, entre outros.
As válvulas higiênicas também incluem o sistema RotaSafe, que detecta automaticamente quando o rotor entra em contato com a carcaça da válvula, corta a energia do motor e assinala a necessidade de manutenção para evitar desgaste prematuro.
A RotaVal Ltd foi fundada em 1970 como fabricante especializada de válvulas rotativas e de desvio para a indústria de manuseio de sólidos. Em 1991, a empresa tornou-se subsidiária integral do grupo Gericke Holding AG, com sede na Suíça. O grupo possui uma unidade no Brasil, em São Paulo.