O grupo suíço de química Clariant irá adquirir a brasileira Companhia Brasileira de Bentonita (CBB) comprando o restante capital que ainda não controlava.
A operação permite reforçar o seu desenvolvimento nos mercados emergentes.
O grupo assinou um acordo com a Geosol, empresa brasileira especializada nos serviços de exploração mineral, para comprar os 50% restantes, tornando-se proprietário da CBB.
A Companhia Brasileira de Bentonita atua em um mina de bentonita, um tipo de argila usado em inúmeros processos industriais, além de uma fábrica de produção em Vitória da Conquista, Bahia, que emprega 101 pessoas. Os seus produtos são utilizados na América Latina para fazer bolas de minério de ferro, fundições, perfurações petroleiras e na engenharia civil.
Esta compra está em linha com a estratégia de aproveitamento das oportunidades de crescimento rentáveis nos países emergentes. O controlo total da CBB permitirá à Clariant crescer no mercado da América Latina.
A Clariant é uma organização mundial, líder em especialidades químicas, fundada em 1995 como empresa independente, a partir da cisão da área de produtos químicos especiais da Sandoz.
A CBB – Companhia Brasileira de Bentonita Ltda., localizada em Vitória da Conquista, Bahia, iniciou em outubro de 2003 as atividades de pesquisa na área de argilas bentoníticas e entrou em operação industrial em agosto de 2007.