Como funciona a válvula transferidora?

O funcionamento das válvulas transferidoras de pressão é principalmente a de transferir a pressão da água da rua para os diferentes pontos da instalação, atuando mecanicamente e não via eletricidade. Para que não haja pressão irregular nas saídas de água, certos pontos devem ser verificados, como válvulas de descarga, tubos de escoamento, chuveiros, torneiras, ligações e engates.
Caso não sejam verificadas as questões indicadas anteriormente, podem surgir certos problemas. Com fluxo de água inexistente ou reduzido, a válvula está dimensionada para baixa pressão. Isso ocorre pelo fato da válvula ser instalada numa caixa de água que anteriormente tinha baixa pressão pela diferença do fluxo nas diferentes tubulações. Para solucionar esse problema, é recomendável incluir um regulador de pressão extra no ajuste de pressão.
Quando o chuveiro com uma pressão baixa esquentava normalmente, pode vir a ocorrer que a nova válvula modifique o nível de temperatura da água. Isso acontece porque a maioria dos chuveiros possui regulagem de várias temperaturas, para que quando houver baixa pressão na água, gere também uma boa temperatura. Mas quando a pressão aumenta, o chuveiro não aumenta igualmente a temperatura, é necessário escolher uma resistência maior e caso não haja possibilidade de trocar a resistência, trocar o chuveiro.
Há o caso em que a pressão da água é muito alta, gerando perdas nas conexões ou mesmo nos tubos, que quando são de plástico têm menor resistência às mudanças de pressão, já que o material se amolda, mas quando há mudança na pressão, não consegue oferecer uma adaptabilidade. Como resultado, pode houver perdas, vazamentos e até mesmo se estragar. Para se ter uma solução, troque as conexões por novas que indiquem qual é a pressão suportada.
Outro problema que pode surgir ao mudar a válvula de controle de pressão é que haja transbordamento na caixa de água, se não houver um tubo de escoamento (ladrão); por isso, é importante que haja o “ladrão”, já que pode ocorrer algum problema com a bóia e o transbordamento de água pode ocasionar danos ao imóvel.
Previous articleFluidra se afianza en Brasil
Next articleGTT: LNG solution for the Amazon