EUA, Brasil. Uma nova válvula solenoide de travamento foi desenvolvida pela Solenoid Solutions, Inc. e está hoje disponível no mercado nacional através da Jefferson Engenharia de Processos Industriais.
As válvulas solenoides deste tipo, distribuídas pela Jefferson, operam com um sistema de travamento magnético que exige um pequeno impulso de energia para energizar ou desenergizar a válvula. A vantagem, no entanto, consiste no fato de que este impulso ou alimentação não precisa ser mantido a fim de assegurar a válvula aberta ou fechada.
A válvula usa um ímã permanente para manter a liberação ou interrupção do fluxo, reduzindo o consumo de energia necessária. Quando fechada, a válvula é energizada e o orifício é aberto, liberando a passagem do fluxo, e, após isso, a posição de abertura é mantida através da força do ímã. Ao inverter a polaridade elétrica do impulso, a válvula se fecha e permanece assim através de um mecanismo de mola. Caso a válvula possua uma configuração aberta, o mecanismo se inverte.
Este tipo de válvula de travamento é comumente utilizado em ambientes de fontes de alimentação de bateria e está disponível em diferentes tamanhos, assim como com operação em duas ou três vias.
A Solenoid Solutions, Inc. é um dos principais fabricantes de válvulas solenoides, válvulas miniatura, manifolds de múltiplas válvulas para fabricantes de equipamentos médicos, de eletrodomésticos, transporte, geração de energia e equipamentos industriais. A Solenoid Solutions tem mais de 45 anos de experiência no projeto e fabricação de válvulas solenoides.
A Jefferson é uma empresa brasileira de engenharia de processos industriais e está baseada na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Seus principais produtos incluem válvulas solenoides, válvulas borboleta, atuadores pneumáticos, válvulas de bloqueio, bobinas, e muitos outros dispositivos.