Brasil. Muito usadas na indústria química, as válvulas de controle são dispositivos destinados ao monitoramento do fluxo, pressão, temperatura e nível dos fluidos dentro das tubulações, principalmente em condições abrasivas, ácidas ou corrosivas.
Esses instrumentos estão sujeitos ao fenômeno conhecido como surto. Causado pelas inversões de fluxo do compressor, o surto pode sobrecarregar os componentes internos das válvulas de controle, afetando o compressor ao longo do tempo.
As válvulas de controle antissurto reciclam o fluxo da saída do compressor de volta à entrada, para que haja uma quantidade mínima de material nele. Sua função é lidar com limitações físicas, como o estrangulamento, energia, processo e velocidade de rotação. A adição de controladores digitais às válvulas antissurto facilita o entendimento das aplicações em que a velocidade, bem como a precisão, são fundamentais para o processo.
Os controladores digitais ajudam no desempenho das válvulas de controle antissurto. Com sua intervenção rápida, eles permitem a identificação de problemas potenciais sem o desligamento da válvula. Além disso, possibilitam que as válvulas de controle, o atuador e os acessórios tenham um rendimento satisfatório.
As válvulas de controle antissurto podem ser encontradas em qualquer instalação, mas são mais indicadas para ambientes industriais com manipulação de materiais tóxicos.