Brasil. Dentre os diferentes métodos de corte do aço inoxidável disponíveis no mercado, temos o corte a plasma. Esse método de corte de metais permite uma deformação mais precisa do aço inox em suas diversas aplicações na indústria. Esse tipo de processo de corte se divide em duas categorias, que utilizam diferentes tecnologias: o corte a plasma convencional e o corte a plasma em alta definição.
O corte a plasma em alta definição consiste em um canal extra para saída de gás expelido por um bico de tamanho reduzido. Devido à sua tecnologia de jato de ar auxiliar aplicada no mesmo eixo do jato de plasma, cria uma força que permite uma maior velocidade do corte. O corte a plasma convencional (ou oxicorte) opera em velocidades baixas e com menor precisão.
Uma das tecnologias que permitiu o desenvolvimento do corte a plasma em alta definição é o processo Hyperformance, também conhecido como plasma de alto desempenho. Sua tecnologia de corte coaxial permite que um processo de alta definição com consumo de energia consideravelmente menor. A vida útil do maquinário utilizado no método de corte a plasma em alta definição também é mais longa do que os equipamentos do método convencional. Isso se deve a uma tecnologia de proteção aplicada às peças.
Outra vantagem do processo de corte a plasma em alta definição é o fato de não gerar escória durante o corte. Isso é possível graças ao canal extra, utilizado para a saída do excesso de gás plasma, que permite um corte com maior qualidade e garante a execução do projeto de aço inox sem desperdício de energia ou de material.