Cuidados com a soldagem de aço inox

Global. Conhecido por sua flexibilidade e versatilidade, o aço inoxidável possui particularidades quando nos referimos à soldagem. Para que seja realizada uma solda eficiente e sem rachaduras, é necessário fazer uma preparação e contar com uma seleção de gases protetores durante o processo.
O aço inox possui baixa condutividade térmica e sua característica de “metal frio” faz com que a soldagem por arco necessite de uma mistura de três gases (Hélio 85-90%, Argônio até 10% e Dióxido de Carbono 2-5%) para incentivar o potencial de condução e garantir que a solda MIG/MAG esteja blindada e que o arco estabilize.
É importante notar que a mistura de gases varia de acordo com a liga metálica, sendo importante observar estas características antes de uma possível corrosão. Por exemplo, para ligas como aço inoxidável dúplex, a proporção de Argônio deve ser mais do que de Hélio.
Para soldas TIG em aço inox 300 e 400, é necessário adicionar hidrogênio, uma vez que ligas com níquel respondem de forma diferente. Já para aço inox superduplex e hiperduplex, o ideal é uma mistura que contenha Nitrogênio.
Além disso, é importante ter um gás para a parte traseira da solda, assegurando que esta não fique granulada.
Previous articleWES Team supports Naval Platform
Next articlePolskie takes decisions for projects under LNG program