Brasil. As válvulas de emergência, denominadas ESD, são importantes em processos de vários setores, como refinarias. Nesse tipo de indústria, as válvulas lidam com hidrocarbonetos explosivos e tóxicos, por isso, devem manter sua estanqueidade de fechamento inicial para gases, demonstrando nível de emissões de escape baixo e em conformidade com os padrões.
Para executar suas funções com precisão, as válvulas de emergência precisam de alto desempenho, qualidade de projeção e enquadramento às normas de segurança, entre elas as normas de proteção contra incêndio (API 607), de acordo com a IEC 61508 (International Electrotechnical Commission) e níveis de integridade de segurança (SIL), garantindo resistência a condições adversas.
As válvulas ESD referem-se a todas aquelas relacionadas ao sistema de segurança, incluindo as de desligamento, parada de emergência e ventilação de emergência. Para garantir seu perfeito funcionamento em situações não premeditadas, as válvulas devem ser monitoradas por meio de testes, com periodicidade e frequência.
O método tradicional de teste de um sistema de segurança consiste no seu desligamento, deixando-o inoperante por um período relacionado ao ciclo de segurança, conforme as normas IEC61508 e IEC61511, e em várias fases, incluindo a operação mais longa e o período de manutenção. Na análise, o profissional responsável levantará dados sobre tolerância ao risco para determinar o nível de segurança necessário e as probabilidades de perigo.