Global, Brasil. O objetivo principal de um regulador é manter a pressão constante em uma aplicação de sistema de fluidos. Para se ter certeza de que o regulador está dimensionado adequadamente, é necessário consultar sua curva de fluxo, que representa a faixa de pressões que o regulador manterá, conforme determinadas taxas de fluxo do sistema.
A curva de fluxo do regulador é muito mais útil do que seu coeficiente de fluxo (Cv), já que o Cv representa a capacidade máxima de fluxo do regulador no ponto em que ele não consegue mais controlar a pressão. Se for esperado que as taxas de fluxo do sistema atinjam o Cv do regulador, é provável que seja necessário um regulador de tamanho maior.
Uma vez que é melhor operar um regulador ao longo da parte mais plana – ou mais horizontal – da curva de fluxo, a curva de fluxo ideal seria uma linha reta. No entanto, isso não é possível, pois sempre ocorre quedas. Ainda assim, o indicado é consultar a curva de fluxo do regulador – não seu Cv – para garantir que ele manterá as pressões esperadas do sistema. Deve evitar-se operar o regulador nas extremidades da curva, onde ocorrem condições indesejáveis como queda de carga do assento, travamento e fluxo obstruído.