De acordo com dados do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), as compras dos distribuidores de aço nas siderúrgicas sofreram queda de 7,5% em abril deste ano comparativamente ao mesmo mês de 2013. Já relativamente a março as compras avançaram 1,7% para um volume de 371 mil toneladas. O levantamento inclui chapas grossas, laminados a quente, laminados a frio, chapas zincadas a quente, chapas eletrogalvanizadas, chapas pré-pintadas e galvalume.
Quanto às vendas da rede de distribuição, foi observada uma queda de 6,8% em abril face ao mesmo período de 2013, para 357 mil toneladas, enquanto, face ao mês anterior, ocorreu uma queda de 4%. Assim, o giro de estoques em abril foi para 2,7 meses, em comparação com 2,6 meses em março.
O volume de estoques atingiu as 982 mil de toneladas no mês passado, o que representa uma subida de 1,4% em relação ao mesmo mês de 2013. Quando comparado com março o volume desceu 3,5%. As importações registraram no mês passado 147 mil toneladas, o que reflete uma alta de 9,7% comparativamente a abril do ano passado, e uma queda de 18,8% em relação a março. A Inda prevê que as compras e vendas da cadeia de distribuição subam 5% em maio relativamente ao mês de abril.