Dormer Pramet lança novos quebra-cavacos

Brasil. Os novos quebra-cavacos da Pramet são ideais para as operações de acabamento e torneamento médio a pesado em aços e ferro fundido, bem como ligas de alta temperatura e aço inoxidável.
Os quebra-cavacos positivos NF1 e NF2 são compatíveis com aplicações de torneamento em aço inoxidável. O formato equilibrado destes novos insertos oferece excelente controle de cavacos, com baixas forças de corte que promovem alta durabilidade e produtividade. Especialmente eficazes quando usado em componentes pequenos e finos, os dois insertos oferecem uma aresta de corte afiada com um raio mínimo. Isto promove baixas forças de corte que, por sua vez, impedem o endurecimento do material e garantem um acabamento de superfície com alta qualidade. O NF1 é um quebra-cavacos universal para operações de usinagem média até o acabamento. O versátil quebra-cavacos NF2 incorpora uma pequena fase-T estabilizadora e abrange uma ampla gama de aplicações, desde semi-acabamento até o desbaste leve. 
Já os novos quebra-cavacos FF2, FM2 e RM3 da Pramet para aço e ferro fundido fornecem ótimo controle de cavacos em baixo avanço e profundidade de corte com um acabamento de superfície usinada de alta qualidade. O modelo FF2 possui um ângulo de inclinação positiva e profundidade de corte de 0,15 milímetros para aplicações de acabamento fino em aços de baixo carbono. O quebra-cavacos FM2 destina-se à usinagem média até o acabamento, com profundidades de corte a partir de 0,2 mm. O quebra-cavaco RM3, altamente resistente, destina-se a aplicações de desbastamento em aços em condições desfavoráveis de usinagem. 
Finalmente, os novos insertos positivos SF2 e SF3 são uma opção altamente segura e confiável para aplicações de torneamento em ligas de alta temperatura. O quebra-cavacos SF2 destina-se ao torneamento fino com os menores avanços possíveis, enquanto o quebra-cavacos SF3, com sua ponta inclinada positiva, é ideal para operações de acabamento.
Além das novas opções de insertos, uma nova classe para o torneamento de aços inoxidáveis também foi lançada. A classe T7325 foi desenvolvida para complementar a classe T7335 existente, que é recomendada para uso em ambientes instáveis de usinagem. Também adequada para o corte interrompido, a nova classe T7325 apresenta um substrato de metal duro micro-grão funcional e revestimento especial MT-CVD. Esta combinação oferece elevada resistência de corte, redução da formação de arestas postiças e resistência à formação de fissuras. 
Com uma história combinada de mais de 150 anos, Dormer Pramet é o resultado de uma fusão entre a fabricante de ferramentas rotativas Dormer Tools (inglesa) e a especialista em insertos Pramet Tools (tcheca). Os pontos fortes de ambas as marcas foram reunidos em 2014 sob o nome Dormer Pramet, criando uma única plataforma que oferece aos clientes acesso a uma ampla gama de ferramentas combinadas com serviços de fácil acesso.
Previous articleValves in Chinese power plants: cost or quality driven?
Next articleAVK completes two strategic acquisitions