Após uma avaliação de integridade modesta (MIG) avançada, a EDF Energy aprovou os atuadores de válvula inteligente não intrusivos Rotork IQ3 para equilíbrio de aplicações de planta dentro de suas estações de energia nuclear. A EDF Energy opera estações de energia nuclear em todo o mundo, incluindo oito no Reino Unido, onde espera construir quatro outros reatores em duas unidades.
O equilíbrio das áreas de planta normalmente inclui a área da turbina, tratamento de água e sistemas de resfriamento. A aprovação da tecnologia Rotor IQ3 agrega os benefícios de maior funcionalidade para a operação de válvulas e dampers nessas áreas. A transferência de dados e a configuração infravermelho não intrusiva e segura elimina a necessidade de remover tampas elétricas para comissionamento depois do atuador ter seu cabeamento instalado na unidade. Esse recurso protege permanentemente os componentes internos desde o momento em que o novo atuador sai da fábrica, aprimorando o design de caixa tradicional com dupla vedação que é um recurso de série dos atuadores Rotork há mais de 50 anos.
O registro em log de dados operacionais é outro item de série dos atuadores IQ3, proporcionando amplas informações de diagnóstico que podem ser usadas para manutenção preventiva e gestão de ativos. Esse recurso, que é amplamente adotado em muitas indústrias, incluindo na de geração de energia convencional, pode ajudar a EDF Energy com seus planos de extensão de vida útil para sua frota nuclear atual, além de novas estações.
Mike Dale, engenheiro de vendas da Rotork UK, que negociou com a EDF Energy durante a avaliação, comenta: “Introduzimos a IQ3 para a EDF Energy e ficamos honrados em ser convidados para fazer parte da avaliação MIG. O relatório por si só captura e reflete nossa abordagem com excelência em design, qualidade e teste de produtos.”