Nos últimos 18 meses, a Elmac tem investido fortemente no desenvolvimento de novos produtos e projetou com sucesso a tecnologia de elemento corta-chamas (E-Flow ™), agora usada na sua série de EVA, EVB, EHB e ESA.
O desenvolvimento da tecnologia de elemento E-Flow™ foi concebido com base nos benefícios da dinâmica de fluidos computacional (CFD) para modelar o comportamento de um sistema a fim de investigar o comportamento do fluxo, incluindo o estudo dos padrões de fluxo e a previsão da queda de pressão. Esta informação foi então usada para otimizar desenhos para o corta-chamas de fim-de-linha, evitando a necessidade de dispendiosos testes em fábrica.
O passo seguinte era partir das lições aprendidas com o desenvolvimento dos corta-chamas de fim-de-linha e transferir a tecnologia para os corta-chamas de deflagração em linha. A nova série de corta-chamas LCA e LEA da Elmac de responde a este objetivo.
Os novos produtos são adequados para utilização com gases em grupos de explosão IIA1 e IIA e possuem variantes de modelo, que incluem pressões operacionais de até 1,5 bar, temperaturas de operação de até 160 °C, engrenagem de redução concêntrica ou excêntrica, opções de material para satisfazer os requisitos NORSOK, etc.
Os corta-chamas de deflagração em linha são projetados para impedir a propagação de explosões de oleodutos nos estágios iniciais em que as velocidades das chamas e as pressões associadas se encontram num nível mínimo. Como tal, estas unidades são usadas em aplicações de ventilação e onde a proximidade do corta-chamas em relação à fonte de ignição é relativamente curta. O uso de um corta-chamas nesta aplicação é essencial, já que há sempre um risco significativo de flashback ao operar dentro dos limites explosivos de um gás combustível. Além disso, os corta-chamas em linha E-Flow ™ são menores, mais leves e mais fáceis de manter devido às incrustações no elemento serem bastante reduzidas.
A Elmac pode fornecer conselhos sobre o posicionamento destes produtos numa instalação e para avaliar a adequação dos corta-chamas já montados. Todos os produtos do Elmac são fabricados no Reino Unido e fornecidos em conformidade com as últimas normas internacionalmente reconhecidas, sem comprometimento da segurança.
Inicialmente, a Elmac Engineering desenvolveu o primeiro corta-chamas em 1948 para uso com gás urbano e rapidamente conquistou uma reputação global como criadora, fabricante e fornecedora destes produtos a uma vasta gama de sectores industriais.