A Emerson Process Management, uma plataforma de negócios da Emerson, com a sua experiência e tecnologia, ajudou a Qatargas a economizar energia e reduzir gases de efeito estufa. A Emerson forneceu serviços de engenharia e automação para um projeto da Qatargas que permitirá reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 1.6 milhões de toneladas anualmente.
Um dos maiores investimentos mundiais no campo ambiental, a planta Jetty Boil-Off Gas (JBOG) é a maior do segmento e opera atualmente à sua capacidade máxima. O plano é recuperar, anualmente, acima de 600.000 toneladas de gás natural liquefeito queimado durante o processo de liquefação de gás natural (LNG), o que se traduz em energia fornecida a mais de 300.000 casas.
O gás, recuperado nos seis atracadouros de LNG no porto de Ras Laffan, é comprimido e enviado para as instalações de produção de LNG da Qatargas e RasGas para ser utilizado como combustível ou como LNG.
A solução de automação Emerson para o projeto incluiu o DeltaV™, sistema de controle e monitoramento das operações, e instrumentos de medição Rosemount® e válvulas de controle Fisher®.
O projeto JBOG de $1 bilhão demonstra o empenho do Qatar em equilibrar a expansão industrial com a proteção do meio-ambiente.
A Emerson Process Management pertence à Emerson, empresa dedicada à automação de processos, produção e distribuição nas indústrias química, óleo e gás, refinaria, papel e celulose, energia, tratamento de água e águas residuais, metais e mineração, alimentos e bebidas, “life science” e outras. As suas marcas incluem DeltaV™, Ovation™, Fisher®, Bettis™, Micro Motion® e Rosemount®.
A Emerson, sedeada em St. Louis, Missouri, EUA, atua nos mercados industriais, comerciais e de consumo no mundo todo. A empresa é composta por cinco segmentos de negócios: Process Management, Industrial Automation, Network Power, Climate Technologies e Commercial & Residential Solutions.