A Emerson MTM (Marine Tank Management) e a Fluxo irão fornecer ao Estaleiro Enseada do Paraguaçu o sistema para monitoramento do nível dos tanques de carga e lastro (ballast) e o sistema para controle remoto das válvulas para os quatros navios do tipo FPSO: P-74, P-75, P-76, P-77 da Cessão Onerosa.
O consórcio EEP, parceiro tecnológico da empresa japonesa Kawasaki Heavy Industries, é formado pelas empresas Norberto Odebrecht, OAS e UTC Engenharia, e opera no Estaleiro Inhaúma no bairro do Caju, Baía de Guanabara-RJ.
A Marine Tank Management é uma divisão do Grupo Emerson que reúne líderes mundiais com uma presença de 50 anos no mercado naval – como é o caso da Damcos e da Rosemount Marine – e que fornecem soluções completas para monitoramento e controle dos tanques de carga e lastro indicadas para todos os tipos de navio e unidades offshore.
O mais recente fornecimento da empresa, que possui uma ampla base no Brasil, foi para as plataformas P-58 e P-62. Recentemente, a empresa firmou também contrato com a Jurong para fornecer os sete navios-sonda da Sete Brasil Participações SA.
O sistema da MTM possui instrumentos de medição de nível tipo radar da Rosemount Marine para os 14 tanques de carga e instrumentos de pressão hidrostática da Damcos para os 20 tanques de lastro, em cada navio. O conjunto encontra-se ligado a um painel no CCR (Cargo Control Room) que fará a comunicação com as duas estações de trabalho, o monitoramento e se encarregará dos cálculos de carga e estabilidade do navio, bem como a comunicação redundante com o VMS (Vessel Monitoring System).
Será fornecida uma unidade hidráulica para o sistema de controle remoto das válvulas (na praça de máquinas) e 13 painéis de solenoides (dois na praça de máquinas e os demais no convés principal) que irão comandar as 200 válvulas ao longo do casco do navio. Estas válvulas são dos tipos borboleta, esfera e globo, e todas elas são atuadas mediante atuadores hidráulicos da Damcos.