A Fibria, empresa brasileira de base florestal dedicada à produção de celulose de eucalipto, informa a contratação de importantes pacotes de serviços e de equipamentos para o Projeto Horizonte 2, que ampliará a capacidade de produção de sua Unidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
Estão já fechados os acordos para pacotes de infraestrutura, gerenciamento das obras, pátio de cavacos, linha de fibras, máquina de secar, caldeira de recuperação, evaporação, caustificação, forno de cal, válvulas, turbogeradores, e todo o sistema de transmissão e distribuição de energia. Devido às usuais práticas de confidencialidade, o valor dos contratos não será divulgado.
A companhia contratou o Grupo Andritz para fornecer o pacote de pátio de cavacos, linha de fibras (cozimento, lavagem e branqueamento), máquina de secar, caldeira de recuperação, evaporação, caustificação e forno de cal, negociou o fornecimento da infraestrutura, os turbogeradores com a Siemens, acordou o gerenciamento das obras com a Time Now, as válvulas automáticas serão adquiridas à Flowserve, as bombas centrífugas irão ser fornecidas pela Sulzer e todo o sistema de transmissão e distribuição de energia será da conta de Asea Brown Boveri.
A unidade da Fibria em Três Lagoas possui autossuficiência energética sendo toda a energia consumida gerada pela própria fábrica, por meio de biomassa proveniente de cascas do eucalipto e biomassa líquida resultante do processo industrial. Irá ainda haver lugar a um excedente de 120 MWH, que contribuirá para o balanço energético brasileiro.
Prevê-se que o projeto crie 40 mil empregos diretos e indiretos e contará com cerca de 60 fornecedores locais.
A Fibria é uma empresa dedicada à produção de celulose de eucalipto, com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose e 3 unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA) em joint-venture com a Stora Enso. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países.