Fraca subida das vendas de aço plano

O Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda) prevê para o setor de distribuição de aços planos do Brasil, que serve as indústrias das máquinas e equipamentos para construção, um crescimento que dificilmente superará os 4% nas vendas para o ano que vem.
Carlos Loureiro, presidente do Inda, considera o nível de consumo de aço atual do Brasil muito ruim. Após expansão prevista entre 3,7 e 4,5% este ano, a expectativa é de fraca expansão para 2014, com base nas atuais perspectivas de crescimento da economia no próximo ano.
Os dados do Inda foram divulgados no mesmo dia em que o Instituto Aço Brasil (IABr) anunciou que a produção das siderúrgicas instaladas no Brasil caiu 2,8% no mês passado, enquanto nas vendas se assistiu a uma alta de 9,4%.
De acordo com a previsão dos economistas do Banco Central anunciada esta semana, o crescimento da economia reduzirá em 2014 de 2,11% para 2,10%, equivalendo a duas vezes a expansão do PIB.
As vendas dos distribuidores de aço plano do Brasil, responsáveis por cerca de 30% das vendas das usinas siderúrgicas do país, cresceram no passado mês de outubro 9,8% em comparação com o mesmo período do ano passado e 7,5% relativamente a setembro, para 440,5 mil toneladas.
Para novembro, a previsão do Inda é uma queda de 13%. A associação informou ainda que os estoques do setor fecharam outubro em 1,115 milhão de toneladas, um aumento de 19% em comparação com o ano anterior, mas uma queda de 1% quando comparado com o mês de setembro.

Previous articleCape awarded Wheatstone project contract
Next articleNordson EFD wins 2013 ASI Readers’ Choice Award