GasBrasiliano vende gás natural renovável

Foi firmada uma parceria durante a Fenasucro&Agrocana 2015 para o investimento de R$ 16 milhões para produção e comercialização de biometano obtido a partir de vinhaça. O projeto prevê a distribuição de 25 milhões de m³ no período de cinco anos.
Formalizada por meio de um Protocolo de Intenções assinado por representantes das empresas GasBrasiliano, Consórcio CSO e Malosso Bioenergia, a parceria está em linha com o Programa Paulista de Biogás do Estado de São Paulo, que prevê a obrigatoriedade de comercialização de um percentual mínimo de biometano através das redes de distribuição de gás natural e cujo foco principal é o biometano produzido a partir de vinhaça.
Com investimento de R$ 16 milhões, o projeto envolverá inicialmente a construção de uma planta de biodigestão na Malosso Bioenergia, localizada em Itápolis (SP). A usina será ainda responsável pelo fornecimento da matéria-prima (vinhaça).
De acordo com o projeto modelo, a configuração da planta permitirá que a vinhaça processada pela usina seja utilizada para obtenção de biometano e posteriormente devolvida para a usina.
A planta funcionará de maneira autônoma e o projeto terá capacidade de produzir 5 milhões de m³ de biometano ao ano, volume que será comprado pela GasBrasiliano para a sua rede de distribuição para atender consumidores das cidades de Itápolis e Catanduva. Para o efeito, a companhia deverá construir a rede de interligação e uma estação de medição, um cromatógrafo para monitorar a qualidade do biometano dentro das especificações da ANP, e um sistema de odorização, que adequará o produto às normas de segurança.
GasBrasiliano é a concessionária de distribuição de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo cuja rede de distribuição serve 30 municípios e atende ainda outros cinco com gás natural comprimido (GNC), somando mais de 15 mil clientes.

Previous articlePAE aumenta perforación en Cerro Dragón
Next articleNTOG’s joint venture with Independent Resources