GE Oil & Gas: novas tecnologias

Brasil. Os risers têm sido fundamentais para o desenvolvimento e o avanço da exploração offshore. Pensando nisso, a GE Oil & Gas está investindo no desenvolvimento e na fabricação da próxima geração de tubos flexíveis substancialmente mais leves, capazes de oferecer os mesmos benefícios dos tubos tradicionais, mas com uma economia no custo total instalado e uma redução no peso. Esse último aspecto se deve à substituição de componentes de aço pelo material compósito à base de fibra de carbono termoplástico não-metálico, que possui força equivalente ao aço e reduz o peso total em um terço. Dentre as características do novo tubo flexível, merece destaque a capacidade de expansão do alcance das linhas de fluxo para águas com profundidades de mais de 3 mil metros. No início deste ano, a companhia irá realizar testes de fadiga de flexão dinâmica em grande escala nos risers de oito polegadas. Prevê-se que o programa completo, que abrange flexíveis de diversos tamanhos, esteja concluído em 2018.
A aplicação do material compósito nos risers flexíveis da GE é resultado de um projeto global que contou com a participação dos pesquisadores dos Centros de Pesquisas da GE no Brasil e em Niskayuna (NY), em parceria com os times de tecnologia da GE Oil & Gas Flexibles de Newcastle (UK). A fabricação destes ativos será em Newcastle e, a partir de 2018, também na unidade de Niterói da GE Oil & Gas.
Outro destaque da empresa é sua posição de liderança no que diz respeito à transformação digital na América Latina. A GE Oil & Gas vê a Internet Industrial como grande ferramenta transformadora da indústria global, conectando máquinas – como turbinas, compressores e sistemas de elevação – e pessoas por meio de softwares. A companhia vem liderando a revolução digital no setor de petróleo e gás por meio da sua recém-criada divisão de Digital Solutions, capaz de aumentar os níveis de produtividade e eficiência, bem como reduzir custos.
A GE Digital oferece soluções que otimizam a performance e os processos com segurança em toda a cadeia produtiva de petróleo e gás, focadas em gestão de desempenho de ativos, concepção e construção e otimização da produção. A empresa também está apostando nos gêmeos digitais: modelos virtuais construídos a partir de dados coletados que são analisados para desenvolver melhores tecnologias e otimizar a performance das máquinas fora do campo.
A GE Oil & Gas é uma subsidiária do conglomerado multinacional americano General Electric. Com sede em Londres, a companhia está presente em todos os segmentos da cadeia de valor de petróleo e gás, incluindo perfuração, sistemas submarinos e offshore, onshore, GNL, refinaria, petroquímicos, entre outros.
Previous articleExtienden cuotas a tubería de acero
Next articleTongzhou DN1800 regulating unit gets acceptance