A Gerdau (GGBR4) informou no final de junho que fechará as portas da sua fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, o que resultará na demissão de 160 funcionários.
A desativação, que deverá ocorrer até setembro, reflete a crise na indústria brasileira, que já atingiu uma das maiores siderúrgicas do país.
A Gerdau comunicou que a decisão foi tomada devido ao cenário complexo da indústria de aço no Brasil e no mundo, que tornou necessária a otimização das atividades de operações da empresa no segmento de aços especiais.
O sindicato dos metalúrgicos, após pedido de intervenção governamental, solicitou reunião com a direção da Gerdau a fim de tentar evitar as demissões. Do total de 170 funcionários em Sorocaba, a companhia informou que uma parte será transferida para outras unidades da empresa, enquanto os que serão demitidos receberão um pacote de benefícios diferenciados.
A companhia ainda não tem planos para o local onde operava a fábrica, que se situa numa região nobre, próxima do centro de Sorocaba.
A Gerdau S.A., fundada em 1901, é uma empresa siderúrgica brasileira administrada sob a forma jurídica de sociedade anônima, com sedes em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil.

