Global. Projetar um sistema hidráulico de alta pressão não é uma tarefa fácil. Primeiramente, o engenheiro deve selecionar o projeto de válvula de água de alta pressão adequado, bem como a configuração ideal da válvula. Em seguida, os materiais apropriados para a construção e os componentes de válvula devem ser selecionados com base no nível de corrosão, temperatura e pressão da aplicação.
A seguir, serão apresentadas algumas práticas para o gerenciamento de vazamentos de válvulas industriais e para a implementação de um programa de manutenção preventiva, visando garantir a segurança a longo prazo e o desempenho confiável do sistema hidráulico de alta pressão.
Para minimizar o vazamento de válvulas industriais, é preciso, antes de tudo, entender os vazamentos externos e internos. Os vazamentos externos aparecem como pingos e poças que se acumulam nos pisos ou equipamentos da fábrica, aumentando o risco de escorregões e quedas. A perda de meios de fluxo em um sistema de malha fechada tem um impacto negativo na eficiência do mesmo. Os vazamentos externos também podem resultar em uma menor pressão de operação, o que pode levar a vibrações que causam estresse excessivo nos componentes do sistema. Já o vazamento interno não intencional por uma válvula pode resultar na ineficiência operacional do sistema, que terá impacto na pressão, temperatura, fluxo e velocidade.
O segundo passo quanto ao tratamento de vazamentos é rever os padrões industriais de tolerância a vazamentos. Cada engenheiro de fábrica deve decidir que vazamento de válvula será inevitável e, consequentemente, tolerável para sua aplicação. Para os diferentes tipos de válvulas, foram criadas as seguintes normas industriais: Norma SP-61 da Manufacturers Standard Society (MSS), que estabelece o vazamento permitido em válvulas que operam como isolamento ou válvulas de retenção; Norma 70-2 do American National Standards Institute (ANSI), que define diferentes classificações de vazamento para válvulas de controle, desde a Classe I (quantidade não especificada de vazamento) até a Classe V (vazamento zero).
Finalmente, é necessário certificar-se de que o sistema esteja livre das seguintes condições: operação de válvula inadequada; contaminação por sujeira ou partículas não intencionais em meios de fluxo; e desalinhamento entre a haste da válvula e a haste do atuador.
A maioria das causas de vazamento pode ser minimizada aderindo a um programa regular de manutenção preventiva. Seguem abaixo algumas maneiras de maximizar os benefícios da manutenção preventiva para válvulas industriais.
Para que se ocorra uma boa transição para um método de manutenção preventiva mais proativo, todos os níveis da organização devem ser comunicados sobre a importância do programa, sendo destacados os benefícios específicos que visam públicos individuais. O engenheiro da planta deve enfatizar o impacto sobre a lucratividade e sobre a possibilidade efetiva de redução de falhas inesperadas que exijam trabalhos nos fins de semana ou feriados. O objetivo é fazer com que todos percebam que um programa de manutenção preventiva beneficiará a empresa como um todo.
Além disso, é importante manter de forma ordenada todo o sistema por meio de registros. Isso inclui a construção de um banco de dados de equipamentos para o programa de manutenção preventiva de válvulas industriais, com a descrição detalhada de cada válvula do sistema, e a listagem de procedimentos eficazes de manutenção preventiva, como os intervalos de manutenção, peças e ferramentas necessárias, instruções passo a passo para a execução de tarefas, etc.