O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (o IBAMA) contratou um dos maiores fornecedores da indústria de petróleo em atividade no Brasil para a instalação de coletores de pó nos seus navios de abastecimento à plataforma petrolífera.
Porém, dado o pouco espaço disponível para a instalação dos coletores de pó nas embarcações, foi descoberta a necessidade de se optar por um sistema compacto e de altura reduzida.
A petrolífera contatou a Aerodyne Environmental, fabricante de coletores de pó ciclone industriais e válvulas para colectores de pó, para aquisição do seu Coletor de Pó ciclone com placa de terra (GPC).
O design compacto e horizontal deste sistema de alta eficiência mostrou ser o ideal para as limitações espaciais na coberta do operador. O GPC pode também ser instalado horizontalmente sem qualquer impacto negativo em termos de eficiência.
Depois de trabalhar em conjunto com a Aerodyne no layout desejado para os coletores de pó nas plataformas, os operadores da central compraram, numa primeira fase, dois GPC-18s com a opção de construção em aço inoxidável duradouro. Após um período experimental, e satisfeita com o desempenho dos GPCs da Aerodyne, a empresa adquiriu mais 20 unidades para o restante de suas embarcações.
A Aerodyne Alloys é um fornecedor e fabricante internacional de ligas especializadas para aplicações a altas temperaturas fundado em 1979 em Hartford, Connecticut.