Itália, Brasil, Portugal. A Série D de ilha de válvulas com a tecnologia CoilVision da Camozzi Automation é o novo desenvolvimento da empresa para a Indústria 4.0.
Sendo a ilha de válvulas mais flexível e versátil do extenso portfólio de Camozzi, a Série D emprega diagnósticos sofisticados para monitorar e prever o impacto do desgaste na eficiência das peças das válvulas solenoides, alertando os usuários sobre possíveis danos de modo a evitar interrupções e tempo de inatividade da máquina.
A tecnologia CoilVision utiliza dispositivos eletrônicos integrados para monitorar constantemente os parâmetros operacionais do solenoide que aciona a bobina. Esses dados, incluindo o consumo de energia e temperatura da bobina, são analisados e processados automaticamente por algoritmos de software para determinar o status de integridade das bobinas.
Os resultados transmitidos da ilha da válvula para um PLC ou através da WLAN para um gateway IIoT (Internet Industrial das Coisas) e para a nuvem podem ser usados para prever uma falha potencial em uma bobina antes que essa possa causar interrupções.
A Série D possui um perfil compacto que permite a sua utilização em aplicações com espaço limitado, sem comprometer as taxas de fluxo. Atualmente disponível na versão de 10 mm, com versões de 16 e 25 mm já em desenvolvimento, a Série D oferecerá taxas de fluxo de até 2000NI/min e uma faixa de pressão de -0,9 a 10 bares, com piloto de 2,5 a 7 bares.
A Camozzi é uma empresa global fabricante de equipamentos pneumáticos e de tratamento de ar, válvulas direcionais, cilindros pneumáticos, elementos lógicos e unidades filtrantes. Também oferece uma linha de ejetores, ventosas e acessórios para vácuo e conexões rápidas com qualidade certificada ISO. No Brasil, seus produtos são distribuídos pela Central Hidráulica e Pneumática.