Importação cresce 18% no primeiro semestre

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil (IABr) em meados de julho, as importações brasileiras de produtos siderúrgicos totalizaram 2 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, sendo 1,201 milhão de toneladas de produtos planos e 782 mil toneladas de produtos longos, volume 18% superior às compras externas de produtos siderúrgicos em igual período do ano passado.
A entidade informou ainda que o consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos no período foi 12,7 milhões de toneladas, com queda de 2,3% na comparação com o primeiro semestre do ano anterior.
A assessoria de imprensa do IABr informou que os demais dados referentes à siderurgia do Brasil no acumulado janeiro-junho serão divulgados mais tarde.
O presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Aço (Abrifa), Augusto Schiewe, disse à Agência Brasil que a importação de aço longo não chega a 5% do mercado brasileiro e ainda terá de crescer muito para poder tornar o produto nacional competitivo em relação ao produto externo.
A direção da entidade considera o cenário atual difícil para o setor do aço, como tal, temas como os desafios da indústria siderúrgica, o excesso de capacidade e as possíveis soluções serão discutidos no 25º Congresso Brasileiro do Aço, a decorrer nos dias 12 e 13 de agosto, em São Paulo.

Previous articleASCO introduces 068 series flapper isolation valve
Next articleMSS membership for Watson Valve Services