Brasil. Para quem mora em regiões do litoral sabe que escolher móveis, acessórios e estruturas de construção civil que não se deteriorem com o tempo devido à ferrugem causada pela maresia é muito difícil. Uma forma de contornar esse problema é optar por materiais mais resistentes à corrosão, como o aço inoxidável. Essa liga de ferro contém elementos como o cromo que lhe conferem mais resistência.
Cada vez mais usado em países desenvolvidos, o inox é frequentemente empregado em grandes obras de hospitais, aeroportos, cozinhas, entre outros. Isto se deve ao fato de o inox ter vida útil prolongada e elevada resistência a baixas, altas e variações bruscas de temperatura, graças à sua composição: o aço inox contém pelo menos 11 por cento de cromo, atrasando muito o aparecimento da ferrugem.
Mas o inox destaca-se por muito mais do que apenas a sua resistência. O material é fácil de limpar e não interfere no sabor, na cor e no aroma dos alimentos e bebidas, estando por isso também muito presente em ambientes que exigem controles rígidos de higiene, como cozinhas e áreas médicas. O material atende às rigorosas normas da GMP (Good Manufacturing Practices), impostas aos fabricantes de produtos médicos, que visam evitar qualquer tipo de contaminação.
O aço inoxidável é um material versátil e com aparência moderna. Além disso, atende vários critérios de sustentabilidade: é 100 por cento reciclável, pode ser reaproveitado, e tem custo-benefício bastante vantajoso, uma vez que em geral requer muito pouca manutenção.